Terça, 21 de Setembro de 2021 02:40
11 93439-2667
Tecnologia Tecnologia

Tubarão com aparência de porco é encontrado em ilha italiana

Animal de cabeça achatada, olhos bem separados e focinho emite uma espécie de grunhido quando está fora da água

15/09/2021 11h15
Por: Redação Fonte: R7

Um tubarão que tem uma aparência que lembra a de um porco chamou a atenção de oficiais da Marinha em Elba, uma ilha italiana no Mar Mediterrâneo não muito longe da Toscana. O animal foi encontrado boiando, aparentemente morto e, em seguida, levado para o cais.

Segundo o portal local Toscana News, o peixe é um tubarão-bruto-angular, mais conhecido como "tubarão-porco" em algumas regiões, e seu nome científico é Oxynotus centrina. A espécie é caracterizada por peculiaridades físicas como cabeça achatada, olhos bem separados e claro, um focinho. Mas isso não é só.

"É comumente chamado de 'tubarão-porco' porque, quando sai da água, emite uma espécie de grunhido", afirmou Yuri Tiberto, do Aquário de Elba, ao Toscana News.

Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), os tubarões são abundantes no Mediterrâneo, onde suas barbatanas dorsais e corpos relativamente grandes os tornam vulneráveis às operações de pesca.

Leia também: 'Criatura estranha' assusta filhos na piscina atrás de espelho. Entenda

Por causa disso, as populações de tubarões-bruto-angulares estão a declínio há décadas e a espécie é considerada vulnerável (um lugar mais seguro do que "em perigo" na escala da Lista Vermelha).

Em julho de 2019, outro tubarão de aparência esquisita, nascido sem pele ou dentes, foi encontrado nas águas do Mediterrâneo por pescadores da região. Surpreendentemente, o animal viveu até os 3 anos de idade.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °