Segunda, 29 de Novembro de 2021
°

-

Economia Economia

Confiança do comércio se estabiliza após dois meses de queda

Oscilação positiva de 0,1 ponto nas expectativas mantém percepção de piora no ritmo de vendas do setor, aponta FGV

28/10/2021 às 08h45
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio) oscilou 0,1 ponto em outubro, ao passar de 94,1 para 94,2 pontos. A variação positiva acontece após duas quedas seguidas, o que mantém as expectativas do setor 2,3 pontos menor nos últimos três meses.

Rodolpho Tobler, coordenador da sondagem, explica que o resultado foi influenciado mais uma vez pela piora na percepção do ritmo de vendas que ocorre há três meses consecutivos. Ele, no entanto, comemora que as expectativas pararam de cair, recuperando parte do que foi perdido no último mês.

“O cenário para o setor ainda se mostra desafiador com a confiança do consumidor em patamar muito baixo, incerteza elevada, avanço da inflação e recuperação lenta do mercado de trabalho”, avalia Tobler.

Em outubro, houve queda em três dos seis principais segmentos do setor. A virtual estabilidade do mês foi resultado da combinação da melhora das expectativas e piora da percepção sobre o momento presente.

O IE-COM (Índice de Expectativas) subiu 3,9 pontos, ao passar de 89,4 pontos para 93,3 pontos. Já o ISA-COM (Índice de Situação Atual) recuou 3,8 pontos para 95,3 pontos, o menor valor desde maio de 2021 (94,9 pontos).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
- Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes