Quinta, 26 de Maio de 2022
14°

Poucas nuvens

Jundiaí - SP

Internacional INTERNACIONAL

Jundiaí participa de curso internacional de lideranças para políticas da infância

O convite veio da Fundação holandesa Bernard van Leer, referência mundial em Primeira Infância.

20/01/2022 às 20h21
Por: Bruna Santos Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Compartilhe:
Fotos: Fotógrafos PMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ

A convite da Fundação holandesa Bernard van Leer, referência mundial em Primeira Infância, o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores da Prefeitura participam de curso internacional para a formação de lideranças em políticas para a infância.

A formação é desenvolvida pela Academia Urban95, instituição educacional vinculada à rede de mesmo da qual Jundiaí faz parte desde dezembro de 2020, e pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE).

Com formatação on-line e duração de seis semanas, estão à frente do curso professores doutores da LSE Savvas Verdis e Philipp Rode, renomados acadêmicos e pesquisadores sobre temáticas urbanas. Além de materiais para estudo, a grade curricular inclui videoconferências para discussão em grupos, como o encontro realizado na manhã desta quinta-feira (20).

“Nesta interação, notamos como os temas e preocupações são comuns, sejam de outros municípios brasileiros, sejam da África, Ásia e Europa. Entre eles, o foco no meio ambiente e sua preservação, a necessidade de mais espaços ao ar livre, do planejamento urbano com áreas verdes e da importância da escuta atenta das crianças. E graças às boas práticas de Jundiaí, aqui já temos avançado muito na tomada de decisões com a participação delas, exemplo disso é o Comitê das Crianças”, destacou Luiz Fernando.

No município, as políticas públicas voltadas para a infância integram o programa municipal Cidade das Crianças. Além da Rede Urban95, Jundiaí também integra a Rede Latino-americana Cidade das Crianças e desenvolve projetos ligados à temática, como as campanhas Pé de Infância, Pé de Árvore e Pé de Ouvido.

Em complemento, estabelece parcerias com diversas instituições como a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituo Alana e Allma Hub.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressaltou como as iniciativas de Jundiaí tem apresentado resultados na prática. “Um dos temas abordados durante esta formação é como os investimentos em programas e políticas públicas com foco na Primeira Infância garantem retornos sociais e econômicos futuros. Em Jundiaí, por meio da gestão em plataformas e da garantia de mais de 50% do orçamento em Educação e Saúde, esta já é uma realidade e torna o Município mais inclusivo e preocupado com os horizontes de desenvolvimento sustentável”.

À frente das reuniões do Comitê das Crianças, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, compartilhou as experiências de Jundiaí. “Das reuniões das crianças têm surgido temas que permitem que nós, adultos, identifiquemos como elas estão atentas à realidade e como podem contribuir para transformá-la. E das ideias delas surgiram também o Mundo das Crianças e a recém-inaugurada Fábrica das Infâncias Japy, espaços inteiramente pensados para o desenvolvimento de suas potências”.

 

Assessoria de Imprensa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Jundiaí - SP
Sobre o município
Jundiaí - SP Atualizado às 02h29 - Fonte: ClimaTempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

Sex 27°C 13°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 30°C 15°C
Seg 27°C 16°C
Ter 25°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes