Quinta, 26 de Maio de 2022
15°

Poucas nuvens

Jundiaí - SP

Geral Pará

Policlínica Itinerante atende mais de 500 pessoas em Santo Antônio do Tauá

Com testagem e consultas para casos leves e moderados de síndromes gripais, a Poli Itinerante começará a próxima semana em São Caetano de Odivelas

22/01/2022 às 21h30
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Estratégia do governo do Estado para o combate à pandemia de Covid-19, garantindo atendimento médico à população em todo o Pará, a Policlínica Itinerante encerrou neste sábado (22) a ação no município de Santo Antônio do Tauá, na região Nordeste. Em dois dias de funcionamento (21 e 22), foram atendidas 522 pessoas na Escola Estadual Inácio Moura, na Rodovia PA-140, no centro da área urbana do município.

Os atendimentos foram voltados às pessoas que apresentavam sintomas gripais e aos casos leves e moderados de Covid-19. Além de consultas médicas, houve testagem. Do total de exames realizados, 52% dos testados tiveram resultados reagentes ao novo coronavírus.

A Poli Itinerante é uma das estratégias do Estado para enfrentar a pandemia de Covid-19
A Poli Itinerante é uma das estratégias do Estado para enfrentar a pandemia de Covid-19 - (Foto: Divulgação)

A Poli Itinerante foi retomada na última quarta-feira (19), para ampliar o número de testagem no interior do Estado. “Estamos presenciando um número significativo de pessoas positivando no Pará. No entanto, são casos com sintomas leves, moderados e assintomáticos. Nem de longe lembra a situação na primeira e na segunda onda da pandemia no Estado. Neste momento, a estratégia do governo é avançarmos com a testagem em massa da população e, ainda ampliarmos a imunização, além da fiscalização de comprovação da vacinação. A Poli Itinerante é uma grande aliada nesta estratégia, e vai continuar percorrendo os municípios levando um atendimento assertivo e de qualidade aos paraenses”, informou Rômulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública.

Atendimentos– Em Santo Antônio do Tauá, Tássia Amaral, 22 anos, grávida de nove semanas, buscou atendimento na Policlínica Itinerante após o aparecimento de síndrome gripal. Ela disse que foi muito bem recebida pela equipe, e destacou a atuação de enfermeiros e médicos. “Em 2020 fui atendida pela Policlínica Itinerante aqui no município, e percebo que o atendimento continua sendo de excelência. Ouvimos só comentários positivos da Poli Metropolitana em Belém. Todos são ótimos profissionais, e também pessoas maravilhosas. Obrigada pelo excelente atendimento!”, afirmou a usuária.

Quem também destacou a importância do serviço e a competência dos profissionais foi Luís Fernando Paranhos. Com sintomas gripais leves, ele foi fazer a testagem. Com o exame negativo, ele deixou um exemplo à população: “A Poli em Santo Antônio do Tauá esteve com uma equipe espetacular. Nós não podemos ficar na dívida. Vemos que a Covid vem se alastrando. O meu deu negativo, mas mesmo assim não vou baixar a guarda. Vou continuar me cuidando, usando máscara, álcool em gel, fazendo o que é correto”.

Continuidade- Na Poli Itinerante, o usuário com sintomas leves e moderados faz o teste. Se der positivo, passa por consulta com médico e recebe a prescrição dos medicamentos. No entanto, quem testar negativo para Covid-19 também terá o atendimento médico assegurado para tratar os sintomas gripais.

Foto: Divulgação

“Neste segundo município em que a Poli Itinerante continua nesta retomada, percebemos também o número relevante de pessoas reagentes ao coronavírus. Por isso, destacamos a importância de se cuidar: usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, evitando aglomerações, e o principal: se vacinando e incentivando a vacinação”, frisou Liliam Gomes, diretora executiva da Poli Metropolitana, responsável por uma das frentes da ação.

Para quem apresentar sintomas mais severos da doença, como falta de ar, a recomendação é a busca imediata de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais. A Poli Itinerante é voltada apenas aos casos leves e moderados da doença.  

Serviço:Na segunda-feira (24), a Poli Itinerante estará em São Caetano de Odivelas, também no nordeste paraense. A ação prossegue no município até terça-feira (25), das 8 às 16 h, na Escola Estadual Desembargador Osvaldo Brito de Farias, na Travessa Aloísio Chaves, n° 91, no bairro Pepeua.

Texto: Roberta Paraense - Ascom/Policlínica

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários